Publicado em 25 de junho de 2026 às 14h13.
Após a eleição presidencial na Colômbia, onde Abelardo de la Espriella foi escolhido como novo presidente, o presidente Lula, do PT, expressou suas congratulações ao povo colombiano através da rede social X, mas optou por não parabenizar diretamente o candidato vencedor.
Em sua mensagem, Lula ressaltou a relevância da relação entre Brasil e Colômbia, afirmando que a amizade entre os dois países "transcende ideologias". Ele destacou que é essencial enfrentar desafios comuns, como a preservação da Amazônia, o combate à pobreza e o enfrentamento do crime organizado. "Que sigamos trabalhando juntos em benefício dos nossos povos", complementou.
Mais cedo, o Conselho Nacional Eleitoral da Colômbia confirmou a vitória de Espriella no segundo turno, onde ele obteve 12.960.166 votos, superando os 12.708.312 do candidato de esquerda Iván Cepeda. O resultado confirmou a apuração rápida que foi divulgada no domingo, dia 21, data da votação.
O sistema eleitoral da Colômbia prevê duas fases de contagem de votos. A primeira, realizada pela Registradoria Nacional do Estado Civil, é informativa e baseada em fotos das atas de cada mesa eleitoral. A contagem oficial é feita por juízes e validada pelo Conselho Nacional Eleitoral, responsável por supervisionar todo o processo eleitoral.
Durante sua campanha, Espriella recebeu apoio de figuras proeminentes da direita na América Latina, como Javier Milei, da Argentina, e José Antonio Kast, do Chile, além do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A vitória do conservador representa o retorno da direita ao poder na Colômbia, sucedendo o governo do ex-guerrilheiro Gustavo Petro, o primeiro presidente de esquerda do país, e reforça a tendência de governos conservadores na América Latina.

