O Governo Federal está prestes a divulgar um edital que criará um programa específico voltado para a renegociação de dívidas dos Microempreendedores Individuais (MEIs). As pendências poderão contar com descontos que alcançam até 70%, totalizando uma expectativa de negociação em torno de R$ 12,4 bilhões.
Na última quinta-feira, o ministro do Empreendedorismo, Paulo Pereira, destacou que os MEIs terão a opção de parcelar suas dívidas em até dez anos, com a possibilidade de redução tanto de custos quanto de juros e multas. Essa medida visa facilitar a regularização das pendências financeiras desses empreendedores.
Dentre as condições estabelecidas, Pereira ressaltou que dívidas de até R$ 20 mil poderão ser renegociadas. Essa ação deve impactar aproximadamente 3 milhões de MEIs, que frequentemente lidam com valores que, embora pequenos em comparação ao estoque da dívida ativa, representam uma parte significativa de suas finanças pessoais.
A procuradora-geral da Fazenda Nacional (PGFN), Anelize Almeida, comentou sobre a importância desse programa, afirmando que “são dívidas com ticket muito pequeno, se você comparar com o estoque da dívida ativa, mas são dívidas importantes para aquela pessoa”. Ela também enfatizou que a análise para a concessão dos descontos será individualizada, o que ajudará a garantir um compromisso maior no pagamento das dívidas e a redução do risco de inadimplemento.
Essa iniciativa ocorre em um momento em que o Governo Federal tem focado sua atenção nos Microempreendedores Individuais. Além da renegociação de dívidas, um projeto de lei está sendo preparado para ser enviado ao Congresso Nacional, com o objetivo de aumentar o limite de faturamento dos MEIs para até R$ 140 mil, ampliando assim as oportunidades para esses empreendedores.

