Bloqueio de rodovia no Pará por indígenas visa caminhonetes prometidas pelo DNIT

Indígenas da Aldeia Trocará interditam a rodovia Transcametá (BR-422) em protesto por caminhonetes não entregues e melhorias.
WhatsApp
Facebook
Twitter
Print

Na madrugada de segunda-feira (22), indígenas da Aldeia Trocará bloquearam completamente um trecho da rodovia Transcametá (BR-422), no km 19. A interdição se deu a partir das 5h, e os manifestantes afirmam que a liberação da via só ocorrerá após a entrega de caminhonetes prometidas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e o cumprimento de demandas acordadas em um pacto ambiental.

Os indígenas exigem também melhorias nas estradas que dão acesso às suas aldeias, além do avanço de compromissos previstos no Plano Básico Ambiental (PBA). A Polícia Rodoviária Federal (PRF) está presente no local, garantindo a segurança dos manifestantes e orientando os motoristas, além de atuar como intermediária no diálogo entre os indígenas e o governo federal.

O cacique Pirá Asurini expressou que a principal demanda é a presença de representantes do DNIT na aldeia, para discutir as pendências diretamente. "Nada foi resolvido ainda, né? Porque o nosso objetivo é conversar com o DNIT. Eles fizeram umas coisas básicas pra gente, mas o que a gente tá reivindicando hoje são as caminhonetes que eles prometeram e até hoje não deram", afirmou.

As reuniões anteriores, segundo o cacique, não resultaram em soluções efetivas. "Reunião em cima de reunião não resolve. Nós temos limite de conversa. A gente só vai liberar a BR se o representante do DNIT comparecer aqui e trouxer uma resposta que resolva o nosso problema", completou.

Os manifestantes ressaltaram que a rodovia atravessa seu território e que suas reivindicações são antigas e recorrentes. "Essa BR aqui corta a minha reserva no meio. Todo mundo tem direito de reivindicar o que quer. Nós estamos reivindicando o nosso direito", declarou o cacique.

Durante o bloqueio, apenas veículos que se encontram em situações de emergência médica estão sendo autorizados a passar. Até o momento, não há previsão para a liberação total da rodovia.

PUBLICIDADE

Relacionadas: