O técnico Carlo Ancelotti se depara com uma situação complicada na última partida da fase de grupos da Copa do Mundo. Os jogadores Casemiro, Douglas Santos e Ibañez estão pendurados e podem se tornar desfalques na fase eliminatória caso recebam um cartão amarelo no confronto contra a Escócia, agendado para quarta-feira (24), às 19h.
A Copa do Mundo adota um sistema de suspensão automática que se diferencia das competições convencionais de clubes, onde são necessários três cartões amarelos para a suspensão de um atleta. Na estreia do Brasil contra Marrocos, tanto Casemiro quanto Ibañez receberam cartões, enquanto Douglas Santos foi advertido na partida contra o Haiti.
Uma mudança significativa foi implementada pela FIFA para a edição de 2026. Agora, os cartões recebidos durante a fase de grupos serão zerados ao final dessa etapa, mas com uma condição: se o segundo cartão for recebido na última rodada, o jogador terá que cumprir suspensão na fase eliminatória, começando pelos 16 avos de final.
Com o Brasil já garantido na próxima fase, Ancelotti se vê diante de um dilema para o jogo contra a Escócia. É possível que ele opte por preservar Casemiro e Douglas Santos, colocando-os no banco de reservas e, assim, evitando a suspensão. No entanto, essa estratégia pode prejudicar a construção do conjunto tático da equipe. Desde que assumiu a Seleção, Ancelotti não repetiu uma única escalação em seus 14 jogos, enfrentando dificuldades para encontrar a formação ideal.
O zagueiro Ibañez, que começou a Copa como titular, foi deslocado para a lateral-direita, mas não teve um desempenho satisfatório e foi substituído no intervalo. No jogo contra o Haiti, Ancelotti decidiu escalar Danilo na posição, enquanto Ibañez permaneceu no banco durante os 90 minutos.
Com a classificação já assegurada, pelo menos como um dos melhores terceiros colocados, a Seleção Brasileira se prepara para enfrentar a Escócia, onde buscará definir sua posição na tabela, o que influenciará diretamente os adversários no mata-mata.

