Reunião de Lula e líderes do PSB define chapa para eleições em São Paulo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne com Fernando Haddad e Márcio França para discutir.
WhatsApp
Facebook
Twitter
Print

Nesta quarta-feira, 24, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) busca consolidar a chapa de esquerda para as eleições em São Paulo. A reunião, que ocorrerá em Brasília, contará com a presença dos ex-ministros Fernando Haddad (PT) e Márcio França (PSB), além da expectativa da participação do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB).

Márcio França, ex-governador de São Paulo e ex-ministro do Empreendedorismo, anunciou sua pré-candidatura ao Senado. Entretanto, já há um nome definido na chapa: Simone Tebet (PSB), escolhida por Lula. Isso deixa apenas uma vaga disponível para a corrida ao Senado, com França e Marina Silva (Rede) competindo pela posição.

Outro assunto em pauta é a escolha do candidato a vice-governador na chapa liderada por Haddad. Nos últimos dias, a pressão de Lula fez com que o nome de Márcio França ganhasse destaque para essa posição. Apesar de ainda se mostrar como um candidato ao Senado, França tem defendido a necessidade de uma nova candidatura ao governo, especialmente após as desistências de Kim Kataguiri (Missão) e Paulo Serra (PSDB).

França argumenta que com apenas duas candidaturas disputando o Palácio dos Bandeirantes — o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que busca a reeleição, e Haddad — há a possibilidade de que a eleição seja decidida no primeiro turno a favor de Tarcísio. Nesse cenário, França se colocou à disposição para concorrer ao governo do Estado.

Márcio França já ocupou o cargo de vice-governador de São Paulo entre 2015 e 2018, durante a gestão de Geraldo Alckmin, que na época era do PSDB. Após a saída de Alckmin para disputar a Presidência da República em 2018, França assumiu o cargo de governador e, naquele ano, concorreu à reeleição, sendo derrotado por João Doria (PSDB) no segundo turno.

Em sua trajetória política, França também foi prefeito de São Vicente (SP) em dois mandatos, entre 1997 e 2004, deputado federal de 2007 a 2015, secretário estadual de Esporte, Lazer e Turismo de São Paulo de 2011 a 2015, secretário estadual do Desenvolvimento em 2015, e atuou como ministro de Portos Aeroportos em 2023 e do Empreendedorismo de 2023 a 2026.

PUBLICIDADE

Relacionadas: